A mamoplastia é um tipo de cirurgia muito procurada pelas mulheres e que inclui técnicas para aumentar, diminuir e reconstruir as mamas, além de deixá-las mais simétricas. Apesar de receberem o mesmo nome, existem diversos tipos de mamoplastias com objetivos, técnicas e resultados diferentes.
O planejamento do tipo de mamoplastia deve ser realizado de acordo com as características físicas de cada paciente, em busca de um resultado em que as mamas apresentem um contorno definido e proporções equilibradas.
Mamoplastia redutora
Esta cirurgia tem como objetivo reduzir o tamanho das mamas, além de retirar o excesso de pele e tecido mamário deixando-as com um aspecto mais simétrico. Este procedimento é indicado em casos em que a paciente sofra com: dores nas costas, pescoço e ombros, desvio na coluna, além de problemas respiratórios e circulatórios devido ao sobrepeso provocado pelas mamas.
Contudo, em muitos casos torna-se uma questão estética, já que mulheres com mamas muito grandes têm mais dificuldades em encontrar roupas adequadas de uma forma confortável, o que reflete também na sua autoestima.
Mamoplastia de aumento
É a cirurgia que utiliza implantes de silicone para dar volume aos seios. Na mamoplastia de aumento com prótese de silicone, é feito um pequeno corte nos dois seios em torno da aréola, ou no sulco mamário ou na axila, por onde é introduzido o silicone.
Lembrando que, a escolha da prótese de silicone é feita levando em consideração as expectativas da paciente e a avaliação do cirurgião plástico.
Mamoplastia Reconstrutiva
A mastectomia é um procedimento cirúrgico para retirada total ou parcial de uma ou ambas as mamas. Esta cirurgia é indicada geralmente para tratar pacientes com câncer. Após um procedimento como este, pode ser necessário uma cirurgia de reconstrução das mamas, visando resgatar a forma natural dos seios. O cirurgião refaz a mama utilizando, se necessário, tecidos de outras regiões do corpo, como costas e abdômen, em sua reconstrução.
Este é um procedimento muito importante para a mulher, já que devolve e restabelece sua confiança, autoestima e vaidade feminina.
Mastopexia
Este tipo de cirurgia tem como objetivo reverter o caimento natural dos seios (ptose mamária). Além de reposicionar a aréola e a pele com flacidez, eleva as mamas até sua posição original, promovendo simetria entre elas.
Neste caso, o cirurgião retira o excesso de pele, deixando o aspecto do seio mais arredondado e harmônico. O volume da mama é remodelado, contribuindo para um aspecto mais jovem e empinado.
Importante lembrar, independente do tipo de cirurgia plástica a ser realizada, ela deve ser planejada em conjunto com um cirurgião plástico, profissional especializado e que irá fazer a avaliação e acompanhamentos adequados para cada caso.